Recursos‎ > ‎

Interpretar

Interpretar… estabelecer o significado, descobrir o sentido, procurar a explicação, revelar, dar a conhecer… É tudo isto que vos propomos na tarde de sábado da nossa peregrinação a Fátima.

Outubro é um mês de inícios e reinícios. (re)Inicia-se o ano escolar e o ano escutista; a natureza reinicia outro ciclo, um ciclo de recolhimento, para depois ressurgir em força na primavera seguinte. E até nós mudamos de modo. Vamo-nos preparando para o frio e a chuva, trocamos as ondas de mar e de calor, pelo calor da casa e de roupas mais quentes, damos outras ocupações às noites mais longas. Outubro é assim, um mês de inícios e reinícios.

Curiosamente, outubro é o mês da última aparição de Nossa Senhora em Fátima. E, ainda assim, e sobretudo, não deixa de ser um mês de inícios e reinícios. A mensagem que Maria nos trouxe, ao longo de seis meses – Maio a Outubro –, estava concluída. E que mensagem é que Ela nos trouxe?

Agora é connosco. Cabe-nos a cada um de nós conhecê-la, estabelecer o seu significado, descobrir o seu sentido, procurar a explicação. Vamos mergulhar no mar do conhecimento, vamos voar em novos e largos horizontes, vamos escalar a montanha da sabedoria… vamos interpretar.

É ajuda para tudo isto que vos propomos na tarde de sábado da nossa peregrinação a Fátima. E esta será uma forma diferente de (re)iniciar o nosso ano escutista. Um (re)início de compromisso.

 

Que podemos fazer na tarde de sábado?

Tanta coisa!

Basta querer, querer de verdade.

São quatro os trilhos que estarão disponíveis para todos os Escuteiros peregrinos. Cada Unidade pode, e deve, seguir um pedacinho de cada um deles.


Etapa Interpretar - Atividades de inscrição obrigatória 


A quem cabe a tarefa de organizar a tarde de sábado?

Ao Chefe de Unidade e respetiva Equipa de Animação.

É verdade! Cabe-te a ti, Dirigente do CNE, organizar toda a tarde de sábado. Como? Preparando previamente as atividades com a tua Equipa de Animação e os teus Escuteiros em que se propõem participar. Toda a informação está disponível nesta página da peregrinação: informação sobre os locais e horários onde vão ter lugar os diversos trilhos, dinâmicas prontas a realizar em qualquer espaço de Fátima e sem estarem sujeitas a um horário fixo, as diversas congregações que nos acolhem, o seu carisma e onde ficam; os espaços identitários da mensagem de Fátima que serão objeto de explicação detalhada, etc.


O que cada Unidade vai fazer na tarde de sábado terá de ser organizado previamente pela respetiva 

Equipa de Animação, a partir da informação disponibilizada nesta página. 

A organização da tarde de sábado depende inteiramente de vós! 

Não saias de casa sem vir preparado!


Cabe-vos igualmente a responsabilidade de explorar, de potenciar, de aprofundar… as diversas temáticas; de proporcionar, de enriquecer… as diversas vivências… em suma, de educar e de evangelizar. Para isso, é preciso fazê-lo com intencionalidade.

Chefe de Unidade, prepara-te!

Equipa de Animação, prepara-te!

Os vossos Escuteiros contam com isso!