Recursos‎ > ‎Interpretar‎ > ‎

Trilho dos Carismas

Quem se abre ao Espírito Santo é presenteado com dons a que chamamos carismas. A vida religiosa é um desses carismas, em que a pessoa que aceita este convite de Deus se entrega totalmente a Ele e ao seu reino. Várias congregações religiosas aceitaram abrir-nos as suas portas e darem-se a conhecer aos Escuteiros.
Que significa entregar toda a vida a Deus?
E como é viver numa comunidade religiosa?
Mais de uma dezena de congregações acolheram o nosso pedido e acolhem-nos na sua casa para falarem de si. Como educadores, temos o dever de dar a conhecer também esta opção de vida aos nossos jovens. Aqui está uma excelente oportunidade de o fazer e, quem sabe, ajudar alguns deles no seu discernimento vocacional.
Para que possa decorrer pelo melhor não esqueças algumas regras básicas:
  1. Munires-te do mapa de Fátima (disponível nesta página) e estudar previamente o percurso;
  2. Escolher a congregação de acordo com os destinatários que essa mesma congregação vai acolher;
  3. Chegar sempre um bocadinho antes do horário previsto;
  4. Saber esperar pela sua vez com calma e boa disposição;
  5. Aproveitar estes momentos para contar uma história, dar a conhecer uma curiosidade, chamar a atenção para este ou aquele detalhe…;
  6. Suscitar nos Escuteiros a curiosidade em saber mais sobre a congregação a visitar e ajudá-los a transformar essa curiosidade em perguntas a colocar pessoalmente na comunidade visitada;
  7. Saudar e agradecer a todos aqueles com quem nos cruzamos, nomeadamente aqueles que se disponibilizaram para colaborar connosco.

Trilho dos Carismas